Cofina

Sismos provocam milhares de mortes

DESTRUIÇÃO Abalos de 7.8 e 7.7 derrubaram edifícios e causaram enorme devastação nos dois países VÍTIMAS Balanço provisório é de 3500 mortos e mais de cinco mil feridos, mas irá certamente subir

Ricardo Ramos

Dois fortes sismos no espaço de poucas horas semearam ontem a morte e a destruição numa vasta área do Sul da Turquia e do Noroeste da Síria, derrubando prédios como castelos de cartas e deixando milhares de pessoas presas debaixo dos escombros. O balanço provisório é de pelo menos 3500 mortos e mais de cinco mil feridos, mas irá certamente subir.

O primeiro sismo, de 7.8 graus na escala de Richter, ocorreu durante a madrugada e teve o seu epicentro nos arredores da cidade turca de Gaziantep, a uma profundidade de 17,9 quilómetros. Durou mais de um minuto e provocou o colapso de milhares de edifícios. Muitas pessoas estavam a dormir e não tiveram qualquer hipótese de escapar, tendo ficado soterradas nos escombros. O abalo atingiu ainda com grande violência

FRIO REDUZ HIPÓTESES DE SOBREVIVÊNCIA DAS PESSOAS PRESAS NOS ESCOMBROS

o Noroeste da Síria, região já duramente devastada pela guerra civil que dura há mais de uma década. Há registo de danos avultados e centenas de vítimas em Aleppo, Latakia, Hama e Tartus.

Horas após o primeiro sismo, e numa altura em que as equipas de resgate tentavam desesperadamente encontrar sobreviventes, um segundo abalo de 7.7 sacudiu a mesma região, desta vez com epicentro na região de Elbistan, na vizinha província de Kahramanmaras, provocando o colapso de centenas de edifícios que tinham sido danificados pelo primeiro sismo. Os sismólogos indicaram que se tratou de um segundo sismo numa falha tectónica diferente, e não de uma réplica do primeiro abalo.

As autoridades turcas avisaram que o número de vítimas vai seguramente aumentar, já que este foi o pior sismo registado no país em quase um século. A chuva e a neve estão a complicar os trabalhos de resgate e o frio intenso reduz significativamente as possibilidades de sobrevivência das pessoas ainda presas nos escombros.

Primeira página

pt-pt

2023-02-07T08:00:00.0000000Z

2023-02-07T08:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281668259131261

Cofina